Alumínio: um metal com propriedades incríveis

Alumínio: um metal com propriedades incríveis

É, sem dúvida, o metal mais abundante na crosta terrestre, mas também o primeiro dos metais não ferrosos devido à sua produção. O alumínio tem propriedades de inalterabilidade e baixa densidade que lhe conferem um lugar de escolha em setores como a aeronáutica e os transportes. É muito resistente à corrosão, rapidamente se torna passivo ao ar pela formação na superfície de uma camada de seu óxido (alumina). É extremamente maleável e um bom condutor de eletricidade e calor.

Graças às suas propriedades incomparáveis, o alumínio é encontrado hoje, na forma de ligas, em grande número de aplicações industriais. À vista de todos, ou de forma transparente, o alumínio é onipresente e contribui para nosso estilo de vida moderno. Bora Decora! apresenta você ao alumínio.

Muito versátil e utilizado em vários setores

O alumínio permite que muitas indústrias inovem constantemente. Isso é particularmente verdadeiro no setor da construção, onde ele agora torna possível projetar projetos de desenvolvimento que são particularmente adequados às necessidades modernas. Está muito presente em todos os tipos de edifícios e para muitas aplicações, mesmo que seja especialmente preferido para a realização de estruturas leves e aéreas.

O alumínio tornou-se o companheiro essencial para soluções de vidro feitas sob medida. Resistente ao mesmo tempo que é extremamente leve, o alumínio permite a realização de estruturas envidraçadas de todos os tamanhos, para edifícios, fábricas, oficinas e habitações individuais. Ou seja, não há limite para as dimensões de uma superfície envidraçada suportada por uma estrutura de alumínio. Por isso, é tão utilizado na concepção de grandes janelas salientes, grandes varandas ou mesmo fachadas de vidro em toda a sua altura.

Enquanto o alumínio se adapta perfeitamente a projetos de construção modernos, ele também se mostrou útil no campo da renovação, pois a sua maleabilidade permite-lhe adaptar-se a todos os tipos de estruturas existentes, com uma regulagem precisa, sem alterar a alvenaria antiga. Além disso, usinado sob demanda e podendo ser tingido e texturizado na massa, o alumínio se adapta a todos os estilos arquitetônicos, até mesmo o mais clássico.

Alumínio, uma revolução para o transporte

Muito mais leve que o aço e com excelente resistência à corrosão e deformação, o alumínio ocupa lugar de destaque na indústria de transportes desde o início de sua industrialização.

Para aviões civis e militares, bem como para lançadores e espaçonaves, uma estrutura muito pesada penaliza a carga útil e o transporte de combustível. Como a eliminação dos quilos extras sempre esteve no centro das prioridades do setor desde o início da aviação, o alumínio torna possível projetar veículos voadores ou orbitais mais leves que permanecem muito fortes e notavelmente duráveis ​​ao longo do tempo. Embora hoje seja competido por compósitos de fibra de carbono, o alumínio ainda é o material de referência para a indústria aeronáutica e aeroespacial.

Para a indústria automotiva, um importante aliado

Mais próximo do nosso uso diário, o alumínio também possibilita, passo a passo, o aprimoramento da indústria automotiva. A participação do alumínio nos veículos só aumentou com o passar dos anos, proporcionando muitas vantagens, como o peso mais leve que reduz o consumo de combustível, melhor manuseio e menos acidentes, mais facilidade para reciclar os veículos.

A partir do final do século XIX, o alumínio foi utilizado na indústria naval e ferroviária para reduzir o peso dos veículos, diminuir seu centro de gravidade e, assim, melhorar seu desempenho com a mesma resistência.

A redução de peso, aliada a motores aprimorados, possibilitou o desenvolvimento de trens de alta velocidade e navios capazes de transportar grande número de passageiros.

Útil desde a vida doméstica até as indústrias mais exigentes

Resistente à corrosão, impermeável ao ar, água, raios ultravioleta e microrganismos, condutor de eletricidade e particularmente resistente, o alumínio é um produto ideal para muitas utilizações. Na verdade, ele pode ser encontrado literalmente em toda a nossa vida diária, em bandejas, canecas, squeezes, latas de bebidas, cápsulas de café, entre tantas outras coisas.

Obviamente, é onipresente na cozinha, tanto nos utensílios como nas panelas ou eletrodomésticos. Ideal para embalagens, o alumínio é utilizado em muitas áreas não relacionadas à alimentação: aerossóis, tintas, produtos farmacêuticos, etc.

Quanto aos produtos Bora Decora! em alumínio que você pode adquirir para deixar o seu café da manhã ou lanche da tarde com muito mais charme e beleza, é só fazer uma visita ao nosso site e navegar por lá. Bora deixar a casa mais bonita!

Este post tem um comentário

  1. Clique Aqui Para Emagrecer

    Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
    artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

Deixe uma resposta

Leia também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
Conheça esses produtos
  • R$ 625,51 3x de R$ 208,50 sem juros