Que tal um toque de ferrugem para efeito decorativo?

Que tal um toque de ferrugem para efeito decorativo?

Bora, Decora! informa: o efeito enferrujado está na moda. E com um pouco de criatividade e algumas ferramentas básicas, você pode proporcionar muito estilo e personalidade às suas peças decorativas em metal galvanizado, usando ferrugem como tinta de acabamento.

Isso mesmo. Muitas vezes vista como a vilã dos objetos de metal, a ferrugem tem seu charme. Se alguns objetos antigos, desgastados pelo tempo, podem ser usados na decoração de interiores, também podemos encurtar as etapas obtendo um efeito enferrujado em poucos dias.

Os resultados são impressionantes e a sua decoração para casa, varanda, jardim ou escritório, ganhará um efeito para lá de elegante e fora de série.

O primeiro passo é desengordurar com cuidado

Para quem ainda não sabe, ao pé da letra, a ferrugem é uma substância marrom-avermelhada produzida pela corrosão do ferro sob a ação do oxigênio e da água. Um fenômeno que costuma ser bem lento, mas pode ser acelerado ou desacelerado, ou até mesmo interrompido de maneira artificial.

A principal dificuldade é conseguir livrar a superfície da peça de metal galvanizado dos produtos anticorrosivos oleosos que a cobrem. É importante desengordurá-lo meticulosamente.

As substâncias gordurosas podem ser removidas com um pano banhado em acetona. Para evitar o aparecimento de marcas de trapos durante a oxidação, é aconselhável lavar a superfície com água e detergente.

Uma camada de ferrugem em poucos dias

Uma vez que a superfície de metal foi removida de sua camada protetora, o ferro reage naturalmente ao contato com o oxigênio e a água.

A pulverização de ácido clorídrico e o abastecimento regular de água podem acelerar consideravelmente a formação de ferrugem, que ocorre em poucos dias.

Se a ferrugem da superfície tiver uma aparência natural interessante, não deixa de ser um fenômeno destrutivo. Para interromper esta reação e evitar que atinja o núcleo metálico, é imprescindível enxaguar bem a chapa e, a seguir, aplicar um verniz antiferrugem transparente, que funcionará tanto para impedir a oxidação, como para realçar a ferrugem, dando-lhe contraste e brilho.

Se os seus objetos decorativos forem ficar ao ar livre ou em regiões muito expostas, será essencial envernizá-los regularmente. Já em ambientes internos, o tratamento permanece eficaz por muitos anos.

A magia da química para o efeito ferrugem

A seguir a Bora, Decora! exemplifica um método simples de pátina natural e renderização incomum para objetos de metal galvanizado:

  • Coloque a sua peça em uma área ventilada;
  • Use um pano embebido em acetona para retirar a graxa que protege a superfície;
  • Repita a operação duas ou três vezes;
  • Lave a peça com água;
  • Limpe a peça com escova e detergente;
  • Prepare uma mistura para pulverização com 1 litro de água para 100 ml de ácido clorídrico;
  • Vá para uma área ventilada, use luvas e óculos de proteção;
  • Pulverize a mistura sobre toda a peça decorativa;
  • Repita a operação duas ou três vezes em intervalos de 30 minutos;
  • Monitore regularmente o progresso da reação;
  • Para acelerar o processo, borrife regularmente a peça com sprays leves;
  • Adicione ácido clorídrico de acordo com o efeito de ferrugem desejado;
  • Quando o resultado estiver satisfatório, entre 2 e 10 dias, interrompa a reação;
  • Enxágue bem a peça com um produto de limpeza sem esfregar para não danificar os vestígios naturais de ferrugem;
  • Depois de seca, a folha deve ser protegida com um verniz metálico transparente, aplicado preferencialmente com pistola por compressor, para evitar escorrimento.

Pronto. A sua peça decorativa em metal galvanizado com efeito de ferrugem está pronta para decorar o ambiente que você escolher.

Então, valeu a dica. Aproveite para visitar o site Bora, Decora! e conferir a infinidade de itens para você decorar sem moderação. E bora enferrujar pra decorar com estilo!

Deixe uma resposta

Leia também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
Conheça esses produtos