Importância da iluminação no design de interiores

Importância da iluminação no design de interiores

A iluminação adequada para a decoração de interiores não depende apenas da escolha de uma arandela bonita ou uma luminária original. Enquanto as luminárias podem refletir seu estilo, a iluminação em si tem um impacto muito grande na aparência de cada ambiente, podendo mudar o clima ou alterar o tamanho percebido de uma sala, por exemplo. Ela deve estar bem inserida na luz natural existente, no esquema de cores, bem como no tamanho da mobília que preenche a sala. A iluminação certa combina conforto e funcionalidade enquanto realça sua decoração.

A iluminação não deve apenas ter uma boa aparência, mas também ser funcional

Caso uma sala não esteja bem iluminada, os esforços para pintar as paredes e escolher as decorações e os móveis serão em vão. Lustres são uma excelente escolha de iluminação para entradas e cômodos mais espaçosos em sua casa. Além de criarem uma certa ambientação no espaço, proporcionam uma excelente iluminação em todo o ambiente. As luzes de parede iluminam os corredores e dão profundidade ao corredor. Para escritórios e outras áreas de trabalho, a iluminação funcional é essencial. Este é o primeiro critério a levar em consideração. Nestes espaços, a iluminação específica é uma prioridade.

Certifique-se de que sua escolha não seja baseada apenas no lado estético, pois encontrar o equilíbrio certo entre estilo e funcionalidade não é um desafio assim tão simples.

A otimização do espaço com luz

Iluminação natural e artificial ajuda a criar a ilusão de espaço. Sempre que possível, faça a opção por uma fonte de luz natural, pois essa é a forma de acentuar as cores sem alterar o matiz. Isso enfatiza as cores e expande o espaço visual refletindo as superfícies ao redor do ambiente. Para otimizar a luz natural, use cortinas translúcidas em vez de opacas e pesadas. Grandes janelas e claraboias são excelentes maneiras de preencher o espaço com luz natural. Para espaços onde não há luz natural, evite móveis desordenados. A incorporação de lâmpadas de canto, arandelas de parede e luzes de teto proporciona boa iluminação a sala e ajuda a criar ambientes mais espaçosos.

Iluminação direcional

A iluminação pode ser usada simplesmente para parte do ambiente ou destacar elementos desse ambiente, destacando uma pintura, escultura ou outro ponto focal do espaço. Também há molduras e espelhos com iluminação embutida que podem iluminar áreas específicas. A iluminação embutida fornece feixes de luz verticais que proporcionam um efeito mais dramático do que o brilho geral das luzes de teto centralizadas.

Um toque de alegria com luz e cores

Pinte amostras de cores em cada parede e combine-as com amostras de tecido para visualizar a aparência final. Se você acha que o ambiente está muito escuro, coloque lâmpadas antes de escolher a cor final para as paredes. Se parecer muito claro, altere as seleções de iluminação para diminuir o tom das opções de cores ou considere a instalação de um dimmer para controle da luminosidade.

Iluminação, um elemento decorativo com o seu toque próprio

Você não precisa dominar tudo sobre iluminação ou gastar muito dinheiro para tornar os quartos iluminados e animados. Só precisa saber os conceitos básicos de iluminação funcional e decorativa. O design de iluminação é dividido em três tipos: iluminação geral, de tarefas e de realce. Misture os três tipos para obter uma boa iluminação decorativa.

Boas dicas para iluminação de realce Bora, Decora!, por exemplo, são o Abajur de Madeira Branco e o Abajur de Madeira Preto, ambos compondo lindas luminárias de mesa com base articulada em madeira de pinus e cúpula cone, produzidos artesanalmente. Certamente vão dar aquele charme especial que você busca para uma iluminação com estilo. Bora dar mais luz para a sua vida!

Deixe uma resposta

Leia também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
Conheça esses produtos
  • R$ 625,51 3x de R$ 208,50 sem juros